Através do LIV – Laboratório Inteligência de Vida – iremos estimular os estudantes a compreenderem a forma nos relacionamos (conosco, com os outros e com o mundo) e através desse processo ajudar a tomar decisões mais saudáveis, a se comunicar com assertividade e ter autonomia. Para isso, é necessário um espaço de escuta e acolhimento, além da segurança de que as histórias e os afetos de todos serão respeitados em sua singularidade. O LIV é oferecido de forma estruturada e intencional, no qual os conceitos se transformam em práticas apropriadas por cada estudante, respeitando as suas características, sua maneira de ser e estar no mundo.

No Ensino Fundamental – Anos Iniciais (1º ao 5º ano), dedicamo-nos ao estímulo dos quatro pilares da Inteligência Emocional, definidas pelo psicólogo e jornalista científico Daniel Goleman, e ao desenvolvimento das habilidades socioemocionais, as quais, segundo Paul Tough, podem ser aprendidas, praticadas e ensinadas. Além de serem estudadas por diferentes áreas de conhecimento, elas também fazem parte das diretrizes da BNCC – Base Nacional Comum Curricular.

Nos três primeiros anos deste segmento (1º ao 3º ano), o maior foco é o trabalho com a Inteligência Emocional. Segundo Goleman, esta é “a capacidade de identificar nossos próprios sentimentos e dos outros, de nos motivarmos e gerirmos os impulsos dentro de nós e em nossos relacionamentos”. Ela é composta por quatro pilares: autoconhecimento, autorregulação, empatia e relacionamento. No material, a autorregulação é tratada de forma transversal e dá ênfase em cada um dos outros pilares por ano. Cada turma possui um mascote e sua história, os quais, através da identificação das emoções e sentimentos, auxiliarão a turma aprenderem mais sobre as suas experiências.

Já nos dois últimos anos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais (4º e 5º ano), buscando auxiliar a transição dos alunos para o próximo segmento iniciarmos a compreensão e o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, entre elas: comunicação, proatividade, pensamento crítico, perseverança, criatividade e colaboração. Da mesma forma, são aprofundados os conhecimentos adquiridos nos três primeiros anos. Nestas turmas, a proposta pedagógica para o segundo semestre é a gamificação, na qual os alunos poderão desenvolver suas habilidades através de jogos exclusivos para cada série.